Travessia: um Espetáculo de Percursso |fotos|
A obra Travessia - um espetáculo de percurso, foi criada e produzida em Portugal, na cidade de Fafe, como conclusão de residência artística realizada pelo Grupo em 2013, no projeto Fafe - Cidade das Artes.
Com duração de 2h30 e caráter itinerante, o espetáculo reproduzia as travessias feitas entre Portugal, Espanha e França na época da ditadura salazarista, e tinha como tema central o fenômeno da migração, em perspectiva histórica e contemporânea.
Incluindo a travessia de um rio num percurso de 700 m que chegava a uma porta de fábrica desativada e a um antigo cassino onde era servida uma sopa a todos, a empreitada contou com a participação de 31 artistas do Projeto e da cidade de Fafe, incluindo atores, músicos, cantora, dramaturgo, senhoras e senhores memorialistas locais, vídeo-makers.
Apresentado uma só vez, no dia 28 de junho de 2013, a obra está registrada em vídeo que já ganhou uma primeira edição em filme.
Ficha técnica:
Concepção e Direção: Ângela Mourão e Marcelo Bones
Criação: Ângela, Marcelo, Lanna Guedes, Gladys Rodrigues, Rui Simão e Celina Tavares
Colaboração na criação de textos e trilha musical: Rui Simão e Celina Tavares
Atuação: Ângela, Marcelo, Lanna, Gladys e Fernanda Pimenta
Atores Colaboradores: Wagner Kosisck, Marta Carvalho, Vitor Cruz, Grupo Acaso (Bárbara, Fernando, Ayla, Uli e Felipe)
Memorialistas colaboradores e participantes: Fernando Tavares, Carminda Tavares, Deolinda Gonçalves
Demais participantes colaboradores: músicos, Dona Leninha e pessoal do restaurante, Isaurinha e pessoal da Freguesia de Antime
Diretor de filmagem: Moncho Rodriguez
Realização de vídeo: Rui Pitães e equipe